segunda-feira, 12 de março de 2012

MOMENTOS...

MOMENTOS...

Calada, vi minha pele ser rasgada!
Os gritos eram abafados pelo terror e o medo constante de morrer.
Ali fiquei enquanto o sangue escorria por entre minhas coxas.
Soube naquele dia que jamais seria a mesma.
Um torpor tomava conta de mim agora, o que estava por vir?
Quem seria meu próximo algoz? Não seria melhor morrer?
Com o corpo mutilado, sofria sem descanso.
Queria poder dormir, quem sabe sonhar, mas tinha medo...
Tremores sacudiam meu corpo, fraco dos maus tratos e pela fome!
Vivia momentos de tamanha agonia, a febre aumentava e vinham os delírios...
A mesa farta, a família, meu amor primeiro.
Ouço gritos, passos fortes, cada vez mais perto.
Um frio percorreu meu ser, seria o fim da guerra?
Num esforço sobre humano tento me erguer, estico minhas mãos ossudas.
Mas o que ouço me atinge certeiro: - Hora do chuveiro!
Autor desconhecido



Na foto, um pedestre lê o jornal anti-semita "Der Sturmer" (em tradução ao pé-da-letra, "O Agressor") em um mural em Berlim. O "Der Stuermer" era exposto em locais próximos a pontos de ônibus, ruas movimentadas, parques e cantinas de fábricas em toda a Alemanha. Berlim, Alemanha, por volta dos anos 30.


 Motociclista lê uma placa com os dizeres: "Judeus não são bem-vindos aqui". Alemanha, ca. 1935.

Ilustração de um livro nazista destinado a crianças. Os títulos dizem: "Os judeus são a causa do nosso infortúnio" e "Como o judeu trapaceia".  Alemanha, 1936.


Foto de uma mulher em um parque austríaco. Ela esconde o rosto [por medo ou vergonha], e está sentada em um banco destinado "Somente para judeus" , 1938.

Nenhum comentário:

Postar um comentário